"THE TRASH TRAVELER" COMEÇA NO SÁBADO UMA VOLTA A PORTUGAL DE MAIS DE 3000KM NUMA BICICLETA RECICLADA POR UM PAÍS COM MENOS LIXO

 

- Ação de sensibilização ambiental chama-se “The Trash Cycle“ e tem como principal objetivo alertar para a necessidade de se criar um sistema de depósitos de embalagens em Portugal 

- Projeto pretende envolver os portugueses ao longo de mais de 50 etapas com ações de limpeza, palestras e workshops

- Iniciativa arranca a 23 de Abril em Cascais e termina a 17 de Junho em Sintra

 
 

“The Trash Traveler”, o projeto lançado em 2019 por Andreas Noe, biologista molecular alemão que aterrou em Portugal para surfar nas praias de Lisboa e se tornou um ativista ambiental depois de não conseguir ignorar a quantidade de lixo que encontrou, lança no próximo Sábado (23 de Abril)  o desafio ao qual chamou The Trash Cycle: durante um mês e meio vai pedalar mais de 3000km à volta de Portugal, apenas com uma bicicleta restaurada e uma garrafa de água reutilizável, promovendo a economia circular e recusando a utilização de  qualquer plástico. Vão ser mais de 50 etapas, que se converterão também em mais de 50 ações de limpeza, workshops, palestras em cada uma das localidades, envolvendo entidades municipais, ONGs e associações locais.

 

“O meu grande objetivo é apoiar a Sciaena e as mais de 35 ONGs na petição que tem curso para impulsionar o sistema de depósitos de embalagens em Portugal. Esta ação não é sobre “limpar”, mas sim sobre sensibilizar ativamente para o problema do lixo e falar sobre soluções. Ao longo das estradas e, da natureza em geral, encontramos muitas garrafas de uso único.  Precisamos de dar valor ao lixo, se estas garrafas tivessem um valor associado, as pessoas não as deitariam fora, seriam devolvidas às lojas. Na Alemanha, por exemplo, existe um incentivo e, por cada, garrafa de plástico devolvida, recebe-se 25 cêntimos. Esta é uma solução eficiente para evitar o lixo e melhorar as taxas de reciclagem, pois o plástico limpo é classificado pelo consumidor“, defende Andreas Noe,  "The Trash Traveler". 

 

A economia circular está na base da iniciativa, que pretende alertar para a necessidade de implementação de um sistema de depósito de bebidas ou de embalagens de take away em Portugal. Daí que todas as garrafas de água, latas e embalagens de take away recolhidas durante as ações de limpeza serão utilizadas num evento final que demonstre a quantidade de lixo que poderia ser salva por um sistema de depósito. A petição lançada pela Sciaena, pode ser consultada aqui.

 

“Toda a população está convidada a pedalar connosco e a limpar onde quer que estejam em Portugal, contribuindo com os seus Kms e lixo para esta missão de sensibilização. Todos os atos importam, não importa onde estamos“, partilha Andreas Noe, num convite que se estende a todos os portugueses.

 

O desafio começa no Sábado, em Cascais, entre as 15h e as 17h, onde Andreas começará a pedalar com um grupo de ciclistas até Lisboa, dinamizando várias ações de limpeza nas praias da marginal até chegarem ao destino. O roteiro da viagem poderá ser conhecido aqui.

 

O desafio tem o apoio de uma equipa, que acompanha presencialmente esta aventura, numa van que servirá como local de dormida e de armazenamento do material necessário para as limpezas. A Associacão Novo Mundo Azul está a apoiar ativamente o projeto com o seu expertise e experiência, Raquel Fortuna Lima  vai conduzir a van e localizar mercados com produtos de agricultores locais e lojas a granel para que toda a comida comprada e consumida não tenha embalagens, demonstrando que é possível consumir sem provocar lixo desnecessário. A equipa fica completa com a Carolina e o Augusto do CameraWithNoName, que vão trabalhar num documentário sobre esta viagem, e também com  o acompanhamento da Catarina Rodrigues, a Marta Ribeiro e a Marisa Matos. 

 

De destacar que este não é o primeiro projeto de Andreas Noe.  Depois de lançar em 2019, o perfil de Instagram “The Trash Traveler”, onde diariamente alerta e sensibiliza para questões ambientais, lançou  em 2020, o “The Travel Trash Project” no qual foi recolhida 1 tonelada de plástico ao longo da costa portuguesa e para o qual criou e publicou 160 vídeos de sensibilização e músicas com o seu Ukulele. Em 2021, teve lugar o “The Butt Hike“, um ação de sensibilização que passou por mais de 38 cidades portugueses e recolheu cerca de 1.1 milhões de beatas de cigarro em conjunto com mais de setenta ONGs e outras entidades, envolvendo cerca de 600 pessoas.

 

www.thetrashtraveler.org

Atualizações diárias na página de Instagram  @thetrashtraveler!

 
Roteiro completo da Viagem.
Carregar aqui.
              Imagens.                
Carregar aqui.
Lista de Actividades Confirmadas. 
Carregar aqui.
           Outras Informações.            
Carregar aqui.
 
Instagram
Image

Rita Ramalho

T. 93 778 10 42


  
Companhia das Soluções
Rua 28 de Janeiro, 350 Candal Park - Edifício E, 02
4400-335 V. N. Gaia

 

Se desejar deixar de receber press releases desta marca, por favor clique aqui